Ter, 23 de abril de 2024, 12:39

Estudante da UFS representará o Brasil na Copa do Mundo de Paraciclismo
Ulisses Freitas é estudante de medicina do Campus Lagarto

“Das várias convocações que tive, não lembro de uma que fiquei tão emocionado”. É assim que Ulisses Freitas, estudante de Medicina do Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe, descreve a sensação ao ser convocado para representar o Brasil na Copa do Mundo de Paraciclismo de Estrada, que acontecerá no mês de maio na Bélgica e Itália.

O paraciclismo é composto por 12 categorias, considerando a deficiência e limitações dos paratletas. O estudante competirá na classe H4, na qual se pedala com os braços, em uma handbike, como é chamada a bicicleta. A competição será uma seletiva para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Ulisses Freitas é paracisclista e estudante de medicina da UFS. (Foto: Confederação Brasileira de Ciclismo )

Ulisses relata a honra de representar a universidade e o estado, além de lutar para ser primeiro paratleta sergipano a disputar uma paralimpíada. “Será uma honra representar a UFS e Sergipe e lutarei pela vaga para os Jogos Paralímpicos na França e entrar para a história. Até então Sergipe nunca teve um paratleta natural do estado em uma paralimpíada e ser o primeiro, ainda sendo aluno apoiado pela UFS, será marcante. Essa convocação já está sendo um sonho e irei lutar até o fim”.

O coordenador de Promoções Culturais e Esportivas da UFS, Randy Nascimento, explica que, apesar de ter vários paratletas na instituição, Ulisses é o único dessa modalidade. “Ele foi o único atleta da UFS convocado para esse torneio porque ele é o único da modalidade. Nós temos um vasto número de paratletas e eles estão competindo em vários tipos de competições, nas suas modalidades específicas”, frisa o coordenador.

Esportista desde muito novo, foi professor de capoeira, jogador de futebol e praticante de musculação. Apesar de passar 11 meses internado e 10 cirurgias, após uma lesão medular, causada por um atropelamento em 2008 que o deixou paraplegico, ele voltou para o esporte através do basquete em cadeira de rodas. Em 2012, Ulisses descobriu o paraciclismo.

"O início não foi fácil, já que o ciclismo e, especificamente, o paraciclismo não é um esporte de nossa cultura. Aqui priorizamos o futebol e eu ia para as competições com a meta de não chegar em último. Hoje, sou o tricampeão brasileiro e campeão geral da categoria na Copa Brasil de Paraciclismo. O esporte está no topo dos meus projetos de vida”, contou Ulisses Freitas.

Ao ingressar no curso de Medicina do Campus de Lagarto em 2019, ele passou a conciliar a vida acadêmica com a esportiva.

“Ulisses fazia parte do Projeto Paradesportivo de Sergipe, que é sediado no Departamento de Educação Física da UFS e foi, especificamente, meu atleta em handebol em cadeira de rodas. Depois, migrou para o handbike, que são as corridas de bicicleta adaptada, e passou a fazer os treinamentos de forma individualizada e vinculados à Confederação Brasileira de Ciclismo Adaptado”, explica Randy.

Randy Nascimento é coordenador de Promoções Culturais e Esportivas da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A convocação foi anunciada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), por meio da Comissão Técnica do Paraciclismo. No ritmo de preparação, ele treina para a competição todos os dias da semana.

“É difícil, você abdica de tudo na vida e a família tem que vir junto e ajudar. O psicológico é bastante afetado, não tem um dia que eu não acorde querendo desistir de algo, mas me sinto um incentivador para mostrar a todos o quanto o esporte é tranformador na vida de uma pessoa. Então, acordo todos os dias às 4h para treinar, mesmo com meu corpo sentindo dores, e tenho que ter uma super alimentação e suplementação. São 7 dias na semana e 24h por dia. Os finais de semana são os dias mais pesados com os treinos”, conta Ulisses.

Investimentos no esporte

A Universidade Federal de Sergipe, ao longo dos anos, vem buscando ampliar a participação dos estudantes em atividades esportivas, sejam de alto rendimento ou não. Para isso, são proporcionadas condições de acesso no desporto e paradesporto.

Em 2018, a UFS estabeleceu o Plano de Apoio ao Esporte e Cultura junto à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), que consiste no auxílio pecuniário com o objetivo de permitir acesso a equipamentos e materiais para a execução apropriada das programações. Atualmente, a instituição conta com auxílio esporte e viagem, além de editais voltados para o incentivo à pratica esportiva.

O coordenador de Promoções Culturais e Esportivas, Randy Nascimento, evidencia o esforco da instituição. “Nós lançamos o edital de Bolsa Atleta e Cultura, ampliamos a participação do alunado, seja em desporto ou paradesporto e garantimos o transporte e inscrição em competições. Os nossos atletas têm seguro de treino e jogo, caso ocorra alguma intercorrência na participação representando a UFS. Há uma interlocução muito grande com outros setores da universidade, como as pró-reitorias de Extensão e de Administração, a Divisão de Transportes e Departamento de Educação Física, onde estão sediados os projetos que lidam com o esporte de uma forma geral. Tudo isso é um fator extremamente importante para ampliar, cada vez mais, a participação dos alunos da universidade”.

Marcela Sousa - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS